Livro: A Princesa Leal – Philippa Gregory ⭐⭐⭐⭐⭐


Título: A Princesa Leal
Autora: Philippa Gregory
Série: Tudor #1
Editora: Record
Páginas: 448

Sinopse: No imaginário popular, Catarina de Aragão é vista como a rainha desprezada por Henrique VIII, a nobre trocada por Ana Bolena, plebéia da corte dos Tudor. Philippa Gregory, autora de A irmã de Ana Bolena, recria a infância e a juventude da infanta de Espanha. Criada no palácio de Alhambra, em Granada, Catarina fora prometida aos três anos de idade a Artur, príncipe de Gales. No entanto, a morte prematura do jovem após o casamento, fez com que Catarina se unisse a Henrique VIII, irmão mais novo de Artur. A partir de um dos episódios mais singulares da história inglesa, Phillipa Gregory nos oferece uma romance delicioso.

Conheci os livros da Philippa Gregory e não consegui parar de ler. A Princesa Leal foi minha escolha inicial e eu não poderia ter começado melhor . Originalmente escrito em 02 de agosto de 2010.

Philippa Gregory Livros – Série Tudor

Livro A Princesa Leal – Philippa Gregory

Desde que comecei a assistir a série The Tudors, meu interesse pela história dos reis e rainhas da Inglaterra superou o que se pode considerar sadio.

Quando descobri a existência dos livros da Philippa Gregory tentei adquirir o mais rápido que fosse possível. Fiquei meio assustada com o preço nada camarada deles (dependendo da livraria podia variar de R$ 40,00 e R$ 63,00), mas o formato e a beleza (e o conteúdo) compensa.

E são livros extensos, com mais de 400 páginas (os meus preferidos, e você nem percebe o quão rápido que consegue ler).

Comecei a leitura (e a compra) na ordem cronológica dos acontecimentos (e não na ordem de lançamento), e o livro A Princesa Leal foi o escolhido.

Eu nunca tive tanta simpatia pela Catarina de Aragão. Acredito que os filmes e a série The Tudors colaboraram nesse aspecto (se verificar a sinopse fala exatamente isso).

Adorei a forma como a Phillipa Gregory retratou nossa rainha. Foi uma versão muito interessante e seria muito bom se a história tivesse seguido essa ideia. Mas o que eu queria mesmo era um final feliz. Apesar de já saber como que terminava a história (por mais que os autores acrescentem outros elementos, o fim das personagens dessa época basicamente são iguais a história em si).

Conhecendo a Princesa Leal

Acompanhar a infância e determinação da pequena Catarina, a Princesa Leal, foi mágico.

Eu realmente não a considerava importante. Quando assisti a série, não entendia o motivo dela ser relutante em dar o divórcio, e também o motivo de tamanha devoção pelo rei, seu marido.

Agora entendo perfeitamente. Tudo que ela passou, a forma que ela foi criada, seu sangue, os acontecimentos em sua adolescência, o casamento com Artur, depois com Henrique. Cada ponto desse culminou para as atitudes da rainha no passado, presente e futuro. E também para sua filha, a futura rainha Mary I.

Você ri, chora, sofre, torce… ser mulher era ainda mais difícil naquela época, e principalmente ser uma mulher rainha da Inglaterra, esposa do temido Henrique VIII.

O livro A Princesa Leal é envolvente e apaixonante, e não precisa necessariamente ser fã de história para virar fã da autora e do enredo.

Na verdade é tudo tão espetacular que parece totalmente ficção. Não é para menos que a família Tudor é uma das mais (se não é a mais) citadas, escritas, filmadas etc.

Os acontecimentos e personagens da corte Tudor possuem histórias para muito mais livros, séries e afins (sorte a minha e ruim para o meu bolso).

Uma pena eu não conseguir escrever uma resenha mais fiel a tudo que o livro me proporcionou. É um dos poucos que tenho vontade de reler logo, apesar de ter pouquíssimo tempo que li.

Impacto final ⭐⭐⭐⭐⭐

Post publicado originalmente em 02 de Agosto de 2010

10 respostas para “Livro: A Princesa Leal – Philippa Gregory ⭐⭐⭐⭐⭐”

  1. Esse é um dos períodos mais ricos da História inglesa, e também uma período que marca uma mudança importante na Europa. especialmente com o rompimento de Henrique VIII com a Igreja Católica.
    Eu imagino, pelo que disse, que o livro seja um olhar feminino desse período, como a Marion Zimmer Bradley fazia magistralmente com suas mulheres de As Brumas de Avalon, que colocavam o Rei Arthur e o mago Merlin em segundo plano.
    Deve ser mesmo cativante a leitura, mas por esses preços, complica.

  2. Pois é, meu namorado disse o mesmo!! rsrs
    Ele viu assim como você, viu The Tudors na época que realmente estava passando e assistiu The White Queen porque eu descobri nas minhas buscas por novas séries. E como fiquei apaixonada pela história, ele citou The Tudors e agora está assistindo novamente, só que comigo! rsrs
    Se a gente pesquisar acaba descobrindo muita coisa interessante pra ler e assistir! O ‘ruim’ dos livros de Philippa é que têm um preço salgadinho! Mas assim que possível irei comprá-los aos poucos!
    Ah, e falando em livros, só agora percebi que você é a mesma dani a quem deixei recado no skoob hoje mais cedo! rsrsrs! Cheguei ao seu blog pelo google, mas tinha antes deixado recado pra você sobre trocar uns livros de sophie kinsella, mas só agora percebi que o sobrenome era o mesmo! ^^
    Enfim, adorei seu blog e encontrar alguém que já leu tantos livros de philippa gregory! Vou passar mais vezes por aqui! 🙂
    Bjs!!

    • Ai que ótimo.. adoro ver novas pessoas acompanhando minhas histórias favoritas ~ pois é.. compro os livros dela há anos e raramente vi diminuir o preço.. algumas vezes dei sorte por ter ganhado ou em uma feira que ocasionalmente tem aqui no RJ e lá colocam esses livros da Record mais baratos.. claro que nem sempre estão 100% novos, pois acho q são os livros que amassaram ou rasgaram alguma parte da capa na editora, mas pelo preço.. 10…15 até 20 reais vale muito a pena. Comprei também uns livros direto lá da livraria de Portugal Wook, pois demora muito para lançar aqui rs.. mas o frete também não compensa. E pior q pela internet tb ñ tem ebooks :S só dos 2 primeiros. Vou verificar lá no skoob.. obrigada mais uma vez pela visita e volte sempre

  3. Dani, então esse seria o primeiro livro de philippa gregory pela ordem cronológica de acontecimentos ne? Assisti The White Queen e logo depois comecei a assistir The Tudors! Foi bom porque um é a continuação do outro e também estou que nem você, fascinada pelos reis e rainhas da Inglaterra, aliás, adoro séries e filmes dessa época, mas por incrível que pareça não li nada nesse sentido… ainda! rsrs Fico no aguardo de uma resposta! 🙂
    bjss!

    • Sim… esse seria o livro perfeito para começar… e uau que sorte q teve de ter uma série como The White Queen já e depois emendar com The Tudors… eu com o fim de The White Queen fiquei tentada a rever The Tudors e na verdade queria era o livro da nova série da Philippa q é na verdade sobre acontecimentos ainda depois de The White Queen e antes de The Tudors <3, mas não tem ainda por aqui =/

      Eu agora tento sempre ler algo desse período… com “A Princesa Leal” fiquei louca pela Catarina.. e busquei outros livros dela.. só encontrei um chamado ‘Catarina, A viúva virgem’ e é muito bom.. lembra um pouco esse ai da Philippa, mas com outros detalhes. Depois tento comprar tudo q tem… recentemente li Wolf Hall e também é ótimo, fala também dessa epoca, mas focado em outra pessoa.. é bom ler depois q já ler e assistir tudo… assista também os filmes e minisséries… Elizabeth etc.. qualquer coisa me pergunte.

  4. Já vi pra vender, mas tbm achei bem carinho… É bom mesmo?? Hahaha agora fiquei curiosa!! Tu acha que é indicado para 15 anos?? Estudei a revolução inglesa ha algumas semanas no colégio e gostei da sinopse do livro *-*
    Beijoca!

  5. Sempre tive vontade de ler esses livros. As capas são lindas e é bem interessante a força dessas personagens 🙂
    ps: Não vale a pena ler Gone daquele jeito 🙁 é uma pena

  6. Eu tenho muita vontade de comprar essa série, mas ela é tão cara! Mas minha amiga fala tanto sobre ela que eu fico sempre querendo pra mim haha