Feios – Scott Westerfeld

Segue minha opinião sobre o livro Feios do autor Scott Westerfeld. O livro foi publicado pela Galera Record e deu início ao meu amor e obsessão por tudo que envolve a saga Feios e esse incrível autor.

Eu achei o título engraçado ao conhecer. Mas nem fez eu pegar o livro em mãos e ler a sinopse. Segui minha vida, e depois verifiquei que o livro Feios me perseguia. Foi quando comecei a visitar blogs literários (eram muito poucos na ocasião) e vi alguns comentários sobre ele que eu parei para analisar do que se tratava, e reparei melhor na capa (WOW linda d+) e no que envolvia a história do livro. Logo percebi que havia perdido tempo demais e precisava urgentemente lê-lo.

O momento em que resolvi comprá-lo você poderá encontrar em meu primeiro Momento Becky. É faz sentido meu vício em comprar ter começado pelo livro que é um de mais marcantes para mim. 

Sinopse livro Feios: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te levará para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre. || Tempo de leitura: 2 dias

Começa de uma forma totalmente diferente do que eu tinha em mente (Na verdade nem sei o que eu imaginava). Nas 5 (+ou-) primeiras páginas foi plantando em mim uma desconfiança (será que eu havia me enganado, e o livro é pura enganação?), mas ela some logo depois. Feios vai prendendo você.. e eu não me cansava de ler, sempre esperando mais, alguma resposta ou alguma solução… a cada capitulo você recebe mais informações sobre o que afinal é o lance de Feios x Perfeitos.. e toda história envolvida nisso. A princípio é apenas o sonho de todos os ‘feios’ (eu) existir algo do tipo ah ah ah ah ah, mas nada é bom demais que não mereça um olhar atento. Assim que ficamos mais familiarizados com tudo, a cabeça começa a processar a situação em si. E, para mim, achando o máximo. O Scott Westerfeld é um gênio, queria eu ter uma ideia dessas! E meio que entendo/aceito a razão de terem resolvido criar esse novo mundo, A Nova Perfeição… mas é algo bem louco. ~ E hoje 2013 ler o que escrevi em 2010 faz eu aceitar ainda mais. O mundo talvez não acabe, ele apenas está perdido em um loop auto-destrutivo. É errado você perder sua liberdade, mas até que ponto essa liberdade é bem usada pelas pessoas? Hoje li algo que também pode ser incluído aqui. Os homens nas guerras parecem animais, mas nunca vimos animais buscar a guerra. Em vez de buscarmos a evolução, nossas atitudes e comportamentos levam cada vez mais a regredir, em breve seremos todos irracionais, e dessa vez sem perspectiva nenhuma.

É crítica a ditadura da beleza, é crítica a forma como os homens se relacionaram/relacionam com a natureza, é crítica a política… e muito mais. Não dá para querer mais, ou dá? Termos um livro aparentemente para jovens adultos e muito mais abrangente do que a capa e o título (até mesmo a sinopse) podem nos dizer. ~ considero Feios um dos livros mais subaproveitados dessa leva distopia e YA. Li muitas críticas e para mim isso só pode vir de pessoas que não entendem nada do universo magnifico criado pelo Scott. Qualquer outro livro depois não conseguiu chegar aos pés. E se contarmos que ele foi lançado muito antes desses sucessos de vendas e bilheteria, é de lamentar profundamente.

Envolve boa parte dos elementos essenciais para mim em um livro, e ele nem precisava de mais nada, mas ainda tem romance no meio! Não passava esse casal pela minha cabeça até que de fato o relacionamento deles nasce. E é uma fofura da forma como todos amamos, e ainda envolvido em um segredo para deixarmos mais ansiosos e mais loucos pela história.

comprar-desconto-kit-livros-feios-perfeitos-especiais-extras

Esse é o livro Feios, mas já deveria ser chamado de “Perfeito”… qualquer coisa que eu vá escrever não será suficiente e nem fiel a tudo que ele proporciona (será que estou exagerando?? Ah eu Não acho). Uma trama bem original, que mostra um futuro totalmente meio apocalíptico (apesar de detestar essas coisas, pois eu fico impressionada fácil) .. mas com todo um ponto de vista…. e que faz refletir e muito por tudo que vivemos/conhecemos. Passando por amizades, o crescimento do amor, amadurecimento, e voltando para o ponto inicial da sobrevivência humana. Simplesmente incrível!

Está na lista dos meus favoritos e, claro, estou ansiosa por mais (Já encomendei o meu “Perfeitos”, não vejo a hora de saber mais sobre Tally). Para quem ainda estava em dúvida se começava a ler ou não, faça um favor a você mesmo, e coloque “Feios” no início de sua pilha de livros a ler.

Post inicialmente publicado em 07 setembro de 2010 no Blog DF.

Click Here to Leave a Comment Below

TOP