Livro: Feios – Scott Westerfeld ⭐⭐⭐⭐⭐


Título: Feios
Autora: Scott Westerfeld
Série: Feios #1
Editora: Galera
Páginas: 409

Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te levará para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Segue minha opinião sobre o livro Feios do autor Scott Westerfeld. O livro foi publicado pela Editora Galera e deu início ao meu amor e obsessão por tudo que envolve a saga Feios e esse incrível autor.

Eu achei o título engraçado ao conhecer. Mas nem fez eu pegar o livro em mãos e ler a sinopse. Segui minha vida, e depois verifiquei que o livro Feios me perseguia.

Foi quando comecei a visitar blogs literários (eram muito poucos na ocasião) e vi alguns comentários sobre ele que eu parei para analisar do que se tratava, e reparei melhor na capa (WOW linda d+) e no que envolvia a história do livro. Logo percebi que havia perdido tempo demais e precisava urgentemente lê-lo.

Começa de uma forma totalmente diferente do que eu tinha em mente (Na verdade nem sei o que eu imaginava).

Nas 5 (+ou-) primeiras páginas foi plantando em mim uma desconfiança (será que eu havia me enganado, e o livro é pura enganação?), mas ela some logo depois.

Feios vai prendendo você.. e eu não me cansava de ler, sempre esperando mais, alguma resposta ou alguma solução… a cada capitulo você recebe mais informações sobre o que afinal é o lance de Feios x Perfeitos.. e toda história envolvida nisso.

A princípio é apenas o sonho de todos os ‘feios’ (eu) existir algo do tipo ah ah ah ah ah, mas nada é bom demais que não mereça um olhar atento.

Assim que ficamos mais familiarizados com tudo, a cabeça começa a processar a situação em si. E, para mim, achando o máximo.

O Scott Westerfeld é um gênio, queria eu ter uma ideia dessas! E meio que entendo/aceito a razão de terem resolvido criar esse novo mundo, A Nova Perfeição… mas é algo bem louco.

~ E hoje 2013 ler o que escrevi em 2010 faz eu aceitar ainda mais. O mundo talvez não acabe, ele apenas está perdido em um loop autodestrutivo. É errado você perder sua liberdade, mas até que ponto essa liberdade é bem usada pelas pessoas?

“Devastação” era como se chamava o que os Enferrujados haviam feito às antigas florestas: todas as árvores derrubadas, todos os seres vivos dizimados e países inteiros transformados em pastagem. As florestas tropicais tinham sido destruídas, reduzidas de milhões de espécies interligadas a um bando de vacas comendo grama – uma vasta teia cheia de vida trocada por hambúrgueres baratos.

Hoje li algo que também pode ser incluído aqui. Os homens nas guerras parecem animais, mas nunca vimos animais buscar a guerra. Em vez de buscarmos a evolução, nossas atitudes e comportamentos levam cada vez mais a regredir, em breve seremos todos irracionais, e dessa vez sem perspectiva nenhuma.

É crítica a ditadura da beleza, é crítica a forma como os homens se relacionaram/relacionam com a natureza, é crítica a política… e muito mais.

Antigamente, tudo era aleatório. Havia algumas pessoas meio bonitas, e a maioria estava condenada a ser feia pela vida inteira. Agora todos são feios… até se tornarem perfeitos. Ninguém sai perdendo.

Não dá para querer mais, ou dá? Termos um livro aparentemente para jovens adultos e muito mais abrangente do que a capa e o título (até mesmo a sinopse) podem nos dizer. ~ considero Feios um dos livros mais subaproveitados dessa leva distopia e YA.

Enferrujados haviam agido como loucos, chegando perto de destruir o mundo de mil maneiras diferentes

Li muitas críticas e para mim isso só pode vir de pessoas que não entendem nada do universo magnifico criado pelo Scott.

Qualquer outro livro depois não conseguiu chegar aos pés. E se contarmos que ele foi lançado muito antes desses sucessos de vendas e bilheteria, é de lamentar profundamente.

Envolve boa parte dos elementos essenciais para mim em um livro, e ele nem precisava de mais nada, mas ainda tem romance no meio!

Não passava esse casal pela minha cabeça até que de fato o relacionamento deles nasce. E é uma fofura da forma como todos amamos, e ainda envolvido em um segredo para deixarmos mais ansiosos e mais loucos pela história.

Esse é o livro Feios, mas já deveria ser chamado de “Perfeito”… qualquer coisa que eu vá escrever não será suficiente e nem fiel a tudo que ele proporciona (será que estou exagerando?? Ah eu Não acho).

Se, pelo menos, as pessoas fossem evoluídas o bastante para tratarem umas as outra do mesmo modo, ainda que algumas parecessem diferentes… ainda que parecessem feias.

Uma trama bem original, que mostra um futuro totalmente meio apocalíptico (apesar de detestar essas coisas, pois eu fico impressionada fácil) .. mas com todo um ponto de vista…. e que faz refletir e muito por tudo que vivemos/conhecemos.

Passando por amizades, o crescimento do amor, amadurecimento, e voltando para o ponto inicial da sobrevivência humana. Simplesmente incrível!

Está na lista dos meus favoritos e, claro, estou ansiosa por mais (Já encomendei o meu “Perfeitos”, não vejo a hora de saber mais sobre Tally).

Para quem ainda estava em dúvida se começava a ler ou não, faça um favor a você mesmo, e coloque “Feios” no início de sua pilha de livros a ler.

Impacto final ⭐⭐⭐⭐⭐

SAGA COMPLETA DE FEIOS

Post publicado originalmente em 07 de Setembro de 2010


5 respostas para “Livro: Feios – Scott Westerfeld ⭐⭐⭐⭐⭐”

  1. Pelo jeito que você elogiou esse livro ele parece ser bem bacana, sua resenha me deixou bem curiosa para le-lô, eu já tinha visto esse livro em outros blogs mas nunca tinha parado para ler as resenhas, pois eu não gostei muito da capa, mas eu curti esse livro, pois ele criticaca a ditadura da beleza imposta atuamente, parece ser um livro de alto nivel.