Livro 1808 – Laurentino Gomes

Apesar de ter comprado o livro 1808 quando comemorávamos os 200 anos da vinda da família real ao Brasil, só fui mesmo ler 2 anos depois.

Laurentino Gomes era um desconhecido para mim e em poucas páginas lidas ele já me conquistava profundamente. Com o livro 1808, Laurentino marcou a literatura com um livro-reportagem que encanta os amantes de livros e história e chama atenção até mesmo dos que não se interessavam pelo assunto também.

A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil.

O propósito do livro 1808

Resultado de dez anos de investigação jornalística, seu propósito é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás.

Escrito por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, 1808 é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história do Brasil.

Desde a época do pré-vestibular fiquei fascinada com História (confesso não era muito fã no colégio, mas isso é totalmente culpa dos professores). Mas até o livro 1808, não havia comprovado meu amor por história do Brasil.

Apenas fiquei focada na parte dos reis da Inglaterra. E depois de muitas leituras da época dos Tudors, resolvi seguir para o Brasil. Fiquei arrependida de não ter começado antes. Em minhas pesquisas em todos esses anos, percebi o quanto aumentou o número de autores escrevendo sobre história do Brasil e também autores até então despercebidos, pegando novo fôlego graças ao Laurentino Gomes. Vício comprovado, comecei a adquirir outros  exemplares tão ricos quanto o livro 1808.

Opiniões traçadas durante a leitura do livro

A seguir, destaco algumas considerações que eu lancei no Skoob em 3 momentos da leitura do livro 1808: “Adorando até agora.. fatos antes esquecidos por mim ou inéditos. Adoro ler sobre essas coisas… faz com que eu viaje.. me fascina, me irrita, provoca um rebuliço ehehe” “Sem palavras… os relatos estão ótimos. Apesar de voltar as datas o tempo todo, dá para entender. E foi bom relembrar alguns fatos e conhecer outros novos. Ah como eu amo a história, e amo aqueles que se decidiram a escrever hoje sobre isso e na época.” “É tanta informação incrível.. não dá vontade de parar de ler.. quando acabou fiquei triste.. queria ver a continuação.. queria saber mais de todo mundo. É muito cativante e o autor Laurentino Gomes escreve da forma certa para prender ainda mais. Adorei as notas dele, e toda a bibliografia que ele pesquisou. Nossa tem muita coisa interessante. Pena não ter acesso a tudo isso. Deveria fazer uma continuação ou contando sobre outras épocas também. Adorei conhecer mais um pouco do meu Rio de Janeiro.. continuo chocada sobre a praia que havia bem ali próximo onde trabalho no centro do RJ (Praia de Santa Luzia). Nunca tinha ouvido falar eheheheh.. quando vi as fotos na internet, ai fiquei mais chocada”.

Durante a leitura e depois também, eu intercalava com idas ao google para buscar fotos de alguma situações que o livro apresentava. Apesar do livro apresentar igualmente gravuras riquíssimas sobre alguns momentos falados lá.

Aproveitei também que trabalho no centro do RJ, local de tantos acontecimentos retratados no livro 1808, e fico andando como uma doida olhando para cima (pois só assim para você achar algo que diga que tem algum passado e esteja conservado com as fachadas dos prédios). Fico comparando algumas fotos que achei na internet com o que vejo agora. Acho um absurdo terem destruído tanto patrimônio e tanta história do país.

Eu recomendo a todos amantes de uma boa leitura, e aos admiradores da história do Brasil Colonial.

O autor Laurentino Gomes lançou mais 2 continuações para o livro 1808. Você poderá acompanhar minhas opiniões para cada um deles também.

[contextly_sidebar id=”qLp1g3LZaXXXfOBg6kr7iA5g7B1C4MYV”]

Click Here to Leave a Comment Below

TOP