XVI Bienal do Livro Rio: Como chegar e algumas dicas


Apesar de parecer algo simples, a XVI Bienal do Livro exige um pouco mais do que parece. Exige para aqueles que pretendem aproveitar o máximo do que ela oferece e permite. Sua localização não é das mais práticas, então como chegar ao Rio Centro? É possível ir de metrô até a Bienal? Existe ônibus especial para Bienal do Livro 2013?

Faltando um pouco mais de 1 semana e acreditando estar tudo preparado no planejamento e programação inicial… percebi que os organizadores enfim divulgaram a lista completa da programação cultural. O bom é acertar e revisar seus planos inciais e alguns detalhes para que tudo funcione bem para o que deseja fazer lá. Não dá para prever tudo, pois muito será feito com adaptações de acordo com os acontecimentos e sua companhia.

Estarão disponíveis alguns posts que preparei sobre a Bienal e meus planos para a mesma, vou compartilhar com quem não poderá ir e também com quem deseja ir. E ainda podem acessar nos links abaixo, informações que encontrei pela net que acrescentam e muito tudo que precisa saber sobre o evento mais esperado por todos nós viciados em livros.

bienal-livro-rio-30-anosSepare uma roupa leve e fresca, use sapatos confortáveis, mas tente levar um agasalho como reserva, pois os últimos meses estão mais frios aqui no RJ, e lá dentro também pode fazer frio.

Eu gosto de levar garrafa com água (e faço a reposição através dos bebedouros), balas e biscoitos para sobreviver o longo dia. Não existem muitas opções interessantes para alimentação, além de serem bem caro comer por lá… e toda economia é bem vinda para gastarmos exclusivamente com os livros \o/.

Se pretende fazer compras de respeito e trazer os marcadores também, é bom que leve algumas bolsas de casa. Principalmente as mais resistentes como sacolas grandes e ecológicas. Se conseguir algo com rodinha é o melhor que pode fazer, assim não irá ficar com os ombros sobrecarregados e ainda passar 1 semana com dor rs. Felizmente podemos contar com os guarda-volumes (que em 2011 foi gratuito e espero que siga assim).

Nunca foi a Bienal do livro? Vamos pesquisar qual a melhor maneira de chegar lá de acordo com sua localização. Posso dizer que é longe para quase qualquer lugar, menos se estiver na área Jacarepaguá e Barra. Infelizmente não tem trem ou metrô também para lá =/, as opções são o carro e o transporte público ~  ah e ainda tem o BRT TransOeste. Os principais ônibus que realizam o trajeto até a Bienal, ficam com uns adesivos/banners na frente e também em seus pontos finais… o site da Bienal também possui a lista completa dos ônibus.

Nos dias úteis e também finais de semana, existe um sério problema da cidade, o trânsito. É um tanto caótico, dependendo do horário e também do sentido que irá sair. E pode apostar que a ida (e volta) pode ser uma longa viagem… em torno de 1h30min. Eu fiz o caminho Castelo-Rio Centro e eu realmente não recomendo… ele deu muitas voltas e ainda para passar por um local que é tão mais próximo de mim e eu nem tinha ideia. Mas foi bom para aprender e é o que recomendo sempre que alguém pergunta. Se você tem um bom acesso ao metrô e a zona norte a linha 613 é seu caminho. Fica bem ao lado da estação Del Castilho/Nova América do metrô, ônibus com ar-condicionado, mas agora estão colocando a maioria sem ar, ele segue direto na linha amarela, corta todas as partes desnecessárias do caminho e antes que você consiga pensar já está perto do Rio Centro. Sem trânsito, deve ser em torno de 25 minutos. E isso é o máximo da felicidade! Pelo menos para mim…

Último ponto a considerar: Fique de olho nas redes sociais dos autores, organizadores e editoras ~ além do site da Bienal ~ pois é onde você vai encontrar algumas dicas de quando/como/onde poderá pegar as senhas para participar de algo na Bienal. Costuma ser assim que abrem os portões…. no próprio estande eles distribuem as senhas. Logo, é importante chegar cedo, as senhas são limitadas e muito menor que a demanda né? E pode ser que tenha fila para pegar a senha também. Em 2011 muitos foram desorganizados, causando transtornos desnecessários e longa espera. Espero que seja diferente dessa vez.

Não esqueça de sempre voltar aqui no blog e também seguir nas redes sociais. Para acompanhar mais dicas e também ter a cobertura desse incrível e aguardado evento ;).


2 respostas para “XVI Bienal do Livro Rio: Como chegar e algumas dicas”

  1. Só espero que esse ano o sinal wifi e 3g funcione bem dentro dos pavilhões… em 2011 tive muito problema para ficar conectada.
    Gostei das dicas de ônibus, como não conheço nada serão bem úteis. Dessa vez não posso dispor de táxi, kkkk