Mais um que livro estava apenas acumulando poeira. Não lembro exatamente o motivo que fez eu comprá-lo (tirando talvez o fato que ele tem um preço atrativo), mas já que foi feito, as opções são leia-o ou deixe-o. Estou optando pela primeira. Texto escrito originalmente em 23 de julho de 2010.
A ideologia alemã sinopse
Em uma época de capitalismo explícito e globalização opressora e das novas ideologias que afirmam o fim da história e o fim das ideologias, nada mais esclarecedor do que uma volta a este clássico que nos ajudará a pensar e a refletir sobre o momento que estamos vivendo.
Não acho que estou qualificada para fazer uma análise profunda sobre esse tipo de livro filosófico, mas expressarei aqui os pensamentos que tive (é o que costumo fazer mesmo).
Até agora, os homens formaram sempre ideias falsas sobre si mesmos, sobre aquilo que são ou deveriam ser.
Resumo: Definitivamente não ‘é minha praia’
Não estou acostumada com o tipo de linguagem (é uma falha minha), não sei dizer ao certo se é comum ou se apenas faz parte da época (o manuscrito escrito em conjunto por Karl Marx e Friedrich Engels foi concluído em 1846). O que acabou se tornando cansativa a leitura, porém o assunto é extremamente interessante.
O meu avanço foi demorado. Enrolei nas 2 primeiras páginas por vários dias, para enfim fazer um grande progresso e terminá-lo em 2 dias (para mim demorei mais que o devido, pois o livro possui só 150 páginas).
A Obra e o que diz a Ideologia
Ele é bem repetitivo. É o mesmo argumento das críticas aos jovens hegelianos exemplificado de ‘n’ formas (daquilo que foi possível eu entender). E claro que possui diversas passagens diferentes também. Apresentam situações que fazem você refletir. E você precisa estar entretida para o contexto que ele foi escrito também.
Relações sobre indivíduo, sua natureza, ações e pensamentos. A base de ideias para qualquer texto de filosia e que enrolam seu próprio pensar se não seguir a linha de raciocínio do autor, como é o caso de A Ideologia Alemã.
Sem dúvida, os anexos que fazem parte de A Ideologia Alemã, foram os mais interessantes para mim. Uma boa aula de história. A pincelada que é feita sobre a ‘origem’ das religiões, até mesmo permitiu que eu externasse algo que sempre pensei. E meu interesse em ler mais sobre o assunto multiplicou.
A religião é em primeira análise consciência da transcendência, (consciência que) nasce da obrigação real.
Concluindo, dá margem para muitos debates (e teoricamente era o objetivo deles), e muita viagem na nossa cabecinha. Eu acho loucura ‘sadia’ entre Marx e Engels e de outros filósofos terem focado a vida deles nisso. E, como sempre, sofreram as consequências também.
É admirável a coragem e a inteligência, são pessoas que estavam bem a frente de seu tempo, e não eram conformistas. Fizeram a parte deles. Sempre falam para mim: “não será você agindo assim que irá mudar o mundo”. Será?
4 respostas para “Livro: A ideologia Alemã – Karl Marx e Friedrich Engels ⭐⭐⭐”
A ideologia alemã foi uma leitura lenta pra mim. Demorei bem mais que você, mas talvez isso tenha acontecido porque eu leio muitos livros ao mesmo tempo, algum deles sempre acaba sendo postergado. É um livro que eu gosto muito e uma “leitura obrigatória” para uma estudante de História; caso não tivesse lido por conta própria, provavelmente o curso me obrigaria a ler. De qualquer maneira, gostei bastante da sua resenha. Gosto que você sai da sua zona de conforto várias vezes e sempre arrasa nas resenhas, por isso amo o blog! <3
Sou suspeito para falar de A Ideologia Alemã de forma imparcial, pois sou professor de História de linha marxista, e penso que a publicação desse texto, junto com outras obras de Karl Marx e seu inseparável colega Friedrich Engels formam o escopo e uma linha de pensamento que nos ajuda a entender bastante todas as engrenagens do nosso mundo capitalista-industrial.
Parabéns pela leitura e pela resenha.
Conheci seu blog através de um comentário que fez em outro lugar, e resolvo vir aqui pra ver. Parece que você é uma leitora apaixonada e que faz resenhas do que lê, de modos que eu pretendo voltar aqui para seguir suas dicas e opiniões.
Um grande abraço.
Tenho muita vontade de estudar história. Mas quando fiz faculdade, acabei optando pela área de informática. Adoro ler sobre o assunto. Obrigada por seu comentário e visita!
Não sou muito ligada nesse tipo de livro, mas para quem gosta deve ser muito bom (: