Valsa nº 6 na CAIXA Cultural Rio de Janeiro


Peça Valsa N. 6 de Nelson Rodrigues adaptada para o teatro de animação faz temporada popular de 24 de janeiro a 24 de fevereiro

boneca valsa n. 6 nelson rodrigues teatro caixa culturalA CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 24 de janeiro a 24 de fevereiro, o espetáculo Valsa nº 6, da companhia Teatro Portátil, que promove uma livre adaptação para teatro de animação do texto homônimo de Nelson Rodrigues; um monólogo escrito em 1951. A montagem é dirigida por Alexandre Boccanera, fundador e diretor da companhia, e tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Quando vi o cartaz e as informações sobre a peça, eu fiquei super curiosa para vê-la ao vivo. Então pesquisei mais um pouco e até o vídeo abaixo mostra um pouquinho do que podemos esperar por lá. Parece um programa imperdível, e eu simplesmente adorei essa boneca.

programação caixa cultural valsa n 6 nelson rodrigues rio de janeiroSobre a peça: Em cena, Flávia Reis, Julia Schaeffer e Guilherme Miranda, que também assina a direção musical, manipulam a protagonista: a boneca Sônia, uma menina assassinada aos quinze anos, que tenta se lembrar do que aconteceu. As imagens chegam aos pedaços e ela vai reconstituindo o passado, ainda recente, até descobrir que está morta. Sem descaracterizar o monólogo, cujo texto é encenado na íntegra, a boneca contracena com seus manipuladores para dar vida ao universo poético da peça.

A boneca foi confeccionada pelo bonequeiro Raimundo Bento, do grupo Giramundo, de Belo Horizonte, inspirada na estética do filme “A Noiva Cadáver”, do diretor Tim Burton. A dupla brasileira, radicada no Canadá, Beatriz Carvalho e Diogo Nil Cavalcanti, assinam os filmes de animação que projetam as imagens das lembranças de Sônia. Um piano fragmentado e projeções de desenhos animados compõem o cenário do espetáculo.

A encenação utiliza recursos da linguagem de animação para valorizar a poética do texto, já que “a peça tem o formato de um poema dramático”, como afirma o diretor Alexandre Boccanera.

Serviço

Duração: 50 min | Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Data: de 24 de janeiro a 24 de fevereiro de 2013 (quinta-feira a domingo). Não haverá apresentações entre os dias 7 e 10 de fevereiro, e no dia 17 de fevereiro
Horário: 19h30 | Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia | Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 84 lugares (dois para cadeirantes) | Classificação indicativa: 14 anos

Saiba mais sobre a companhia Teatro Portátil.


3 respostas para “Valsa nº 6 na CAIXA Cultural Rio de Janeiro”

  1. Ola querida amiga td bom?
    Obrigada pelo carinho ^^ vc é uma fofa
    Achei muito interessante esse tipo de Teatro com bonecos, fiquei curiosa…

    Vc tinha perguntado sobre a decoração da minha Fan Page, bom amiga é simples eu coloquei dentro de tabelas tem um tutorial na página de Goodies, porem eu usei com um background colorido e o tutorial das tabelas estão sem o background. Em breve vou fazer esse tutorial como decorar a caixinha da fan page. É facil vou te ensinar com mais detalhes ok ?… beijokas

    Amei o seu blog.. volto em breve

  2. Ola kkkkkkkk…

    Nossa acabei de pagar um mico daqueles rss…
    acredita que comentaram no meu blog e deixaram o seu endereço?
    Por isso respondi sobre a fan page… haha desculpa amiga rss
    ==============================================

    Mas vamos levar pelo lado positivo que acabei conhecendo e gostei ^^
    rss…

    e realmente volto em breve heim rss.. ate

    • Eu realmente achei estranho, mas curti conhecer seu blog também.. obrigada pelas dicas ‘grátis’ em todo o caso rs rs rs… fico no aguardo de seu retorno!