Sinopse: O ano de 1599 foi crucial para o desenvolvimento artístico de Shakespeare, assim como as reviravoltas históricas que ocorreram nesse período. Os elisabetanos passavam por um momento delicado de sua história. Já em idade avançada, a rainha Elizabeth I não transmitia segurança para seu povo, não tinha um herdeiro direto e a rebelião irlandesa não podia ser contida. O próprio conde de Essex, que gozava de grande simpatia da rainha, era ineficiente na batalha e sua lealdade começava a ser contestada. A Armada Espanhola se aproximava de Londres e traidores e espiões da Scotland Yard estavam por toda a parte. A insegurança da rainha transformou-se em censura, qualquer um que a maldissesse, ainda que minimamente, poderia ser condenado à prisão. Este livro é tanto sobre o que Shakespeare realizou quanto sobre o que os elisabetanos vivenciaram nesse ano, duas coisas que são quase inextrincáveis: é tão impossível falarmos sobre as peças de Shakespeare sem considerar sua época quanto compreender o que aquela sociedade vivenciou sem dispormos das perspectivas proporcionadas pelo grandioso trabalho do dramaturgo.
Já sei que a maioria nem vai ler meu texto enorme sobre o livro e muitos vão dizer que não é seu tipo de leitura.
“Naquele momento, seus rivais estavam mortos ou empobrecidos. Ser inteligente significava também até que ponto se poderia escrever e ainda escapar impune. No final, ele escolheu escrever sobre o problema da censura, em vez de provocá-la (…)”.
Minha mente ficou totalmente aberta… era tanto conhecimento para absorver… Não é algo que dê para ler rápido. Sempre era citado algum assunto, acontecimento ou pessoa que merecia ser pesquisado no Google rs rs. Fiquei me sentindo mal por ter apenas lido 1 livro de Shakespeare, e assistido a 2 filmes. Tenho que correr atrás do prejuízo…
“(…)Assassinar um mau governante, embora justificado, não resolve nada. (…) remover o cancro, por mais que necessário, não cura o Estado., porque homens ainda mais impiedosos que seus predecessores preenchem o vácuo político (…)”.
Também.. hoje em dia nada se perde.. mas naquela época né… Estou apaixonada pela tamanha fonte de criação que WS era.. OMG … e nem é só isso.. mesmo quando não era original ele tinha a tendência a melhorar as coisas… e deixava o autor original até um tanto ‘envergonhado’ (ok esta também não é a palavra ideal, mas é por ai). Já falei né que preciso urgente pegar os livros.. assistir aos filmes.. pena não poder viajar ao tempo.. e assistir as apresentações das peças de acordo com o que Shakespeare havia idealizado. Infelizmente muita coisa de suas obras não foram honradas exatamente como ele escreveu.. editores de anos posteriores.. se sentiram ‘livres’ em modificar o que era mais ‘fácil’ para o entendimento do momento… Ruim né… a questão é que tenho muito o que falar.. mas nada preciso falar. Não é leitura para qualquer um.. e apesar dos spoilers de suas peças rs rs.. fez eu me tornar fã.
Não sei se tenho a capacidade literária suficiente para ler e entendê-las, mas irei tentar.
“(…) Essex ‘não compreendera sua época’ e que ‘esse tipo de homem quer fechaduras para eles mesmos e chaves para os outros’. O oposto pode ser dito sobre Shakespeare. Ele compreendeu perfeitamente sua época, e a agudeza e profundidade dessa compreensão, que continuam a atrair os contemporâneos para suas peças, garantiram que nós ainda o leiamos e assistamos a essas peças (…). Mais que qualquer outro escritor, antes ou depois, Shakespeare talvez tivesse a chave que abriu os corações e as mentes de outros, mesmo quando mantinha uma fechadura no que revelou sobre si mesmo.”
15 respostas para “Livro: 1599 Um Ano na Vida de Shakespeare”
Eu nunca li 1 livro de Shakespeare. Só vi filmes e ouvi falar das histórias dele.
É muito bom aprender com a história que o livro conta.
Bye
Nossa esse livro é uma riqueza cultural, eu só li Otelo dele até hoje, mas pretendo um dia ler muito mais, afinal eu gostei muito de Otelo na época que li. Fiquei muito interessada nesse livro, afinal todo leitor assiduo gosta de tentar novos rumos, obrigado pela maravilhosa resenha. E eu também não sei se vou ter capacidade literária suficiente para compreender suas obras, mas quero conferir o que eu puder. Beijokas elis!!!
Não conhecia esse livro. Gostei muito. Mais um livro que vai para a minha lista.
Muito linda a resenha q fez do livro.. tem mais sobre o shakespeare do que eu achava, quer dizer, nunca fiz pesquisa sobre ele, mas nao o achava um grande genio fora das obras de teatro q ele escreveu ne.. enfim, continue a fazer resenhas boas minha dani.. beijos
Nossa, o livro parece bem interessante,fiquei com vontade de ler!
Haja dedicação para escrever e sincronizar tantos fatos históricos!
Bela resenha Dani!
Beijos
Aninha
True-Insights
Ao contrário do que imaginou, euzinha pelo menons leu tudo que escreveu…kkkkk
Adoro livros de biografias e de épocas ainda melhor, principalmente dessa época, porque no governo da Rainha Elizabeth foi um período bem conturbado na história, os romances secretos dela e a falta de habillidae que tinha de negociar… acho interessante essa época. Sem contar que Sheakspeare é uma unanimidade até o século XXI.
Estou como vocÊ: correndo arás do prejuízo porque li bem poucas coisas sobre essa figura.
Parabéns pela resenha, dá para notar e sentir seu entusiasmo.
cheirinhos
Rudy
Fiquei curiosa em ler esse livro, achei sua resenha maravilhosa. Acho super interessante livros que retratam coisas que aconteceram há muito tempo ou sobre alguém que não é da nossa época.
Já é o tipo de livro que eu gosto, depois da resenha fiquei com mais vontade de ler. Pena que fui ver agora pra comprar e está super caro 🙁
Confesso q não é o tipo de leitura que estou acostumado… Mas fiquei muito curioso pra ler.
Nossa, não conhecia esse livro ainda, e adorei! Adoro Shakespeare 🙂 Amo Sonho de Uma Noite de Verão! É lindo! 😀
Beijinhos!
Shakespeare tem um dom tremendo com as palavras.
Amei a resenha. Não conhecia este livro, mas me interessei por ele agora…
Gosto desse livros que nos fazem viajar no tempo e nos mostram uma outra época, com suas histórias, seus amores, seus medos… Não conheço muito sobre WS, só sei que ele tem uma verdadeira maestria no que faz.
Talvez eu leia este livro… Não no momento, mas vou incluí-lo em minha listinha.. rs
Beijos Xará!!!
Vou começar a frenquentar aqui tbm! Té que enfim, né!?
Danni Barbosa
@DaninhaG3
http://www.garotas-e-livros.blogspot.com/
Queria muito poder gostar de livros assim para poder ter mais sobrew o que conversar com você, mas tristemente e in'felizmente não curto muito… eu já li algumas obras do WS, mas é romance e tragédia demais pro meu gosto… durmo. E acho que ler uma história sobre ele seria muito cansativo para mim… mas gostei de sua "resenha" (=D) e vejo que voltou a inspiração para escrever o/…
HUGS…
Se você se sente mal por ter lido apenas 1 livro de Shakespeare, imagina eu que não li nenhum 'hahaha
E a leitura não é pra qualquer um mesmo, eu mesma não sou uma dessas 😉
Mas me interessei por esse livro, mesmo não sendo o meu tipo de leitura, como você citou no começo 'uashuashuas
Bjus.
Oi!
Eu já tinha lido um texto sobre esse livro em uma revista. Ele já está na minha listinha por vários motivos, inclusive porque adoro a história da Inglaterra.
Você é igual a mim! Adoro fazer uma pesquisa sobre o que estou lendo, entender o contexto histórico, identificar os acontecimentos e personagens reais. Às vezes, em uma passagem interessante, lembro que estudei isto na escola, daquela maneira automática e insossa, e fico imaginando a diferença que faz uma boa abordagem. Nada melhor que um livro bem escrito para aprender, não é? E depois você nunca esquece!
Parabéns pela resenha!
Bjos!
Desde que vi que você estava lendo esse livro esperava a resenha. E como sempre valeu a pena.
Estou ficando viciada em livros biográficos só pelas resenhas que leio aqui. Adoro Shakespeare e o pouco que sei da sua vida me impressiona.
Vou tentar ler este livro também.
Bjkas!!
Monique