Exposição World Press Photo no Rio de Janeiro


A Exposição World Press Photo, estará disponível na Caixa Cultural Rio de Janeiro, entre os dias 21 de maio a 23 de junho. Estão reunidos 154 registros de 54 fotógrafos de 32 nacionalidades, com imagens que se destacaram na imprensa internacional em 2012. As fotografias exploram diversos temas, como política, economia, esportes, cultura e natureza.

Os vencedores da 56ª edição da World Press Photo (WPP) foram anunciados em Amsterdã, em fevereiro passado. A foto vencedora de 2013 foi a do sueco Paul Hansen, que retrata a imagem de duas crianças palestinas mortas, vítimas de um míssil israelita. ~ e rolam boatos na internet que a foto pode ter sido manipulada. Será?

O Brasil também está na mostra com registros do fotógrafo carioca Felipe Dana e do belga Frederick Buyckx, ambos premiados com Menção Honrosa. “A mostra traz à tona questões sociais e políticas importantes. Esse ano, o Brasil é retratado em dois momentos. Em um ensaio, o fotógrafo belga mostra o cotidiano de famílias depois da criação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em favelas do Rio. Em outro, o repórter fotográfico carioca tem a difícil e heroica missão de transmitir, em imagem, a dor e o desamparo de uma jovem viciada em crack,” explica a produtora Flávia Moretti, representante da instituição holandesa World Press Photo no Brasil.

A World Press Photo foi fundada em 1955, em Amsterdã, e é uma organização independente sem fins lucrativos. É conhecida por realizar anualmente a maior e mais prestigiada seleção de fotojornalismo do mundo. As imagens dos vencedores são reunidas em uma exposição itinerante que percorre 100 cidades em 45 países.

Depois do Rio de Janeiro, a exposição World Press Photo estará nas unidades da Caixa Cultural em Brasília e em Fortaleza.

Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Entrada gratuita || Não recomendado para menores de 16 anos.

Ano passado eu visitei, e achei bem interessante a exposição. Algumas fotos são bem pesadas, como uma que mostrava um cara executado pela forca e outro sem a cabeça, há poucas fotos de paisagens e esportes na verdade. Acredito que hoje em dia se importem mais com o impacto que a mesma causa, por isso tantas mostrando violência. E 2 fotos em especial fizeram eu chorar. Achei isso incrível… no poder que uma foto pode ter. Vale a pena conferir. Espero que esse ano seja ainda melhor.