Sinopse: A vida de Tati é um festival de perguntas sem respostas: Por que sou obrigada a fazer tudo que não gosto? Por que tenho que acordar com despertador? Por que não posso comer tudo o quero sem ficar enorme de gorda? Por que tenho que ter espinhas? Por que tenho que passar pela adolescência? Para agüentar tanta pressão, só mesmo contando tudo para alguém confiável que não vá depois detonar você com a galera.
Para resolver esse problema a Tati descobriu o Di. Um superamigo caladão, fiel, em quem ela pode confiar sem medo de que seus segredos sejam revelados. O Di é o diário secretíssimo da Tati onde ela conta tudo. Da sua paixão pelo Zeca até o mico do acampamento com a turma da escola. Como ela mesmo diz: ´Cara, fala sério. Tem horas que minha cabeça seqüela. É pai sem dinheiro. Mãe com dor-de-cotovelo. E o gatinho do Zeca que não me dá a mínima. Tipo assim, a vida é feita de muitos obstáculos. Por isso, inventei o Di.´
No livro leitor poderá curtir, numa boa, as confidências desta adolescente rebelde e totalmente pirada. Mas fala sério, tem coisa aqui que você não vai poder contar nem pra sua mãe, tudo bem?
O livro é literalmente o diário de Tati, não só no titulo, é onde ela escreve todas suas confidencias e é por meio dele que ficamos sabendo do que aconteceu com ela no seu dia-a- dia, uma forma interessante de se ler. A narrativa é leve e flui rápida, até porque o livro é pequeno.
O assunto do livro é sobre adolescente o que abre espaços para muitas situações engraçadas, embaraçosas e etc. Mas a autora não soube fazer uso total do espaço que ela criou. O livro poderia ser bem mais engraçado e com um desfecho bem mais interessante. Não basta ter uma boa idéia, é preciso saber colocá-las no papel, mas dessa vez a autora não foi feliz nesse meio.
É claro que devemos levar em conta que esse não é o meu tipo de leitura, li porque ganhei, mas meninas pré-adolescentes poderiam muito bem gostar da estória, já que a autora retrata algumas coisas da adolescência.
Objetivo / Impacto ★★★
Fellipe: 14 anos, brasiliense e estudante, que gosta de música, assistir séries, filmes, ler, e tuítar.Podem me seguir no meu twitter @felliphy. |
5 respostas para “Livro: O Diário de Tati”
Hum
Tbm n se encaixa no meu gosto. Parece um livro bem fraquinho.
Acho que em nenhum momento iria ler.
beijinhooos
Sempre penso que livros adolescentes desse tipo s
Acho que esse tipo de livro eu s
Tamb