Filme Logan’s Run


logans-run-fuga-do-seculo-23Assisti ao filme Logan’s Run. Busquei no google uma lista de livros/filmes que fossem distópicos. Da lista o que mais chamou a minha atenção foi o Logan’s Run. O filme foi lançado em 1976 e é baseado em um livro de 1967 e que se não me engano até hoje não existe a tradução aqui. Sempre é atraente ver algo de ficção científica em uma época que isso era tão fora da realidade. A ficção era de fato ficção. Entende o que quero dizer? ~ Depois também virou série de tv. Achei alguns vídeos, mas ainda não pude assistir.

Não sou muito fã de filmes ‘antigos‘… me incomoda a trilha sonora ser apenas instrumental (e muito semelhante aos outros filmes e séries), a imagem, as roupas, a edição etc. Talvez tudo isso fosse na verdade um luxo e hoje é o lixo e me acostumei com ele, mas não importa. Eu fico incomodada e pronto. Em Logan’s Run posso dizer que é tudo isso e mais um pouco para atrapalhar.

Mas percebi que não adianta eu me prender nesses detalhes insignificantes. Afinal eu já sabia que seria assim e precisava me prender ao que me trouxe a ele em primeiro lugar. E principalmente lembrar das condições da época em informação e tecnologia…

filme logan's runSinopse de Logan’s Run ou simplesmente Fuga no Século 23:  Em alguma época do Século 23, os remanescentes de uma civilização humana vivem em uma cidade enclausurada por um domo, em uma utopia governada por um computador central que cuida de todos os aspectos de suas vidas, incluindo a reprodução. As pessoas vivem no mais profundo estilo de vida hedonista. No entanto não lhes é permitido ultrapassar os trinta anos. Um governo despótico ensina que, ao chegarem a essa idade, todos devem entrar numa máquina que supostamente renova a vida – o Carrossel. Para controlar (rastrear) a idade de cada indivíduo, é implantado na palma da mão de cada bebê ao nascer um Lifeclock crystal (cristal contador de tempo) que muda de cor quanto mais próximo de seu “último dia” o cidadão se aproximar. Por isso, têm duas escolhas: ou participam numa cerimônia de exterminação onde é prometido o renascimento ou podem tentar fugir e sobreviver fora da cidade (e tomar cuidado com os patrulheiros que perseguem – e matam- sem piedade todos os fugitivos).

logan's run o filme fuga do século 23A história prende você por gerar a curiosidade. Eu quero saber como que vai terminar, como ficarão Logan 5 e Jessica 7. A situação das pessoas, o tal cronômetro da vida etc. Isso é o suficiente para não largar o filme no meio, mas que ele poderia ser conduzido de uma outra forma isso sem dúvida. A cada mudança de cenário e situação você sente um vazio ou se algo estivessem esquecido de comentar e você precisa usar a imaginação ou a lógica para seguir aquela linha. Também vemos que alguns filmes mais atuais copiaram muitas ideias que Logan’s Run pretendia realizar ou até que tenha incluido no filme. Mas acho que isso é normal. É a tal inspiração…

Logan's Run CarrosselMesmo que eu tente criticar algo do filme pelo meu problema pessoal, ele é marcante. Tanto é que mesmo depois de um tempo que assisti eu penso sobre ele.. comento com as pessoas e ainda fico no aguardo de alguma tradução dos livros e do possível remake que estava previsto para esse ano no cinema. Comentei com colegas, nas redes sociais e com meus pais sobre alguns aspectos e a história do filme que assim como os demais do gênero provoca muita reflexão naquilo que ele trata. Eu tenho 29 anos, se eu vivesse a realidade do filme, teria apenas mais 2 meses de vida. E apesar de não sabermos o que pode acontecer hoje ou amanhã… existem acidentes etc. Caso isso não fosse possível acontecer, ainda assim a vida estaria fadada a terminar aos 30 anos. Já pensou? E pelo que andei pesquisando… no livro a data limite é aos 21! Uau! Parece algo muito mais estranho ainda. E isso é o que tem de bonito… analisarmos que na teoria temos toda uma vida pela frente, muitos planos, possibilidades e ainda a liberdade. Se ninguém pode ditar até quando você pode viver…. o que exatamente você está fazendo com esse poder? E se você perdesse esse direito? Acredito que ia começar a dar mais valor né? Só começamos a dar valor para aquilo que perdermos. É clichê, mas é a pura verdade.

Agora o jeito é aguardar eu aprender inglês e conseguir a série de livros que o autor escreveu ou assistir ao tal remake. Hoje não temos desculpas para as falhas no roteiro, mas como não é filme tão badalado nem adianta criar muita expectativa. Mas do jeito que está uma modinha falar de temas assim, poderiam dar uma nova chance a história de Logan’s Run… até mesmo como uma nova série de tv.