Primeiras Impressões: Leitor ebooks Kobo Glo

Recentemente, aproveitei a XVI Bienal do Livro RJ e adquiri o e-reader Kobo Glo. Também comentei que estava em dúvidas se comprava ele ou o kindle. Acho que é comum entre os futuros usuários ter essa dúvida. Decidi pelo kobo por pequenos detalhes. Hoje, após 2 3 semanas de uso, já considero esses detalhes não tão certeiros. Não testei o kindle então nem posso opinar se teria uma impressão diferente em um primeiro momento.

Um pouco de história sobre os meios que uso para ler

Há anos eu utilizo meios eletrônicos também para ler livros. Em 2009, não era smarthphone, e o celular possuía uma tela minúscula, acho que umas 2” e eu já me virava para conseguir ler. Desde 2006 eu passo pelo processo de super lotação nos transportes públicos e é meio milagroso conseguir ler ainda em pé e em um local assim, mas até que consigo me virar bem na maioria das vezes. Eu prefiro até mesmo utilizar esse tempo perdido na ida e vinda do trabalho com a leitura, pois lá vão 3h horas da minha vida que ficam melhor aproveitadas. Os anos passaram e a tecnologia foi aprimorando e barateando (quer dizer nem tanta essa parte) e senti a necessidade de ter telas maiores também para ler, mas com isso o aparelho também ficava mais pesado e nem sempre tão fácil de manusear usando apenas uma das mãos. Tente equilibrar, segurando duas bolsas pesadas, com muitas freadas e ainda um celular? Quando comprei meu Sony Xperia Pro foi uma das maiores revoluções para mim, apesar da tela 3,5″ eu o utilizei até comprar meu kobo. Mesmo depois que comprei o tablet (não achei nada prático para ler na rua e/ou metrô, além de carregá-lo na bolsa) com suas 7″, o peso dele era muito desconfortável. Não que fosse mais pesado que um livro, mas era ainda pior do que ter um livro em mãos… a minha decepção ficou gritante e voltei ao meu sony.

Então eu também mudei para um celular com tela maior…. eu ainda não encarava bem a compra de um ereader. Achava muito desperdício, afinal ele só serve para isso né? Eu até tentei usar meu Galaxy Note 2 para ler algo, mas da mesma forma que o tablet, ele não encaixava bem em minhas mãos, e pelo contrário eu quase cai ou dava um jeito no pulso na hora de me segurar nas paradas  bruscas que metrô ou ônibus davam. Sei que é loucura também o que costumo fazer… ler assim, mas é o que me distraí e faz eu ter os melhores momentos com livros. Sério!

Minha vida com o Kobo Glo

São 3 semanas de quase só amor com o meu kobo. Ele veio com uns 50% de carga, mas resolvi plugar no computador e deixar carregando o restante além de incluir meus livros nele logo. No Kobo Glo não veio adaptador para tomada (mas pode ser comprado separadamente) e obrigatoriamente precisará usar um computador para carregar ele via usb. E como no momento não pretendo comprar nenhum ebook, separei os que já desejava ler e havia coletado durante meses e anos. Ele aceita diversos formatos, mas já fui recomendada para utilizar mais o epub, pois assim é possível configurar o tamanho, fonte etc durante a leitura.

Quando o computador reconhece o kobo ele abre a pasta e apesar da minha mania de separar tudo, o aparelho só irá reconhecer esses arquivos se você deixar todos na pasta raiz mesmo. Aproveitei e configurei o wi-fi da minha casa e ele atualizou o sistema, reiniciou sozinho e sincronizou os novos arquivos que foram incluídos… assim como os disponibilizados pela cultura/kobo books. A conta eu criei anteriormente, e são diferentes dos 2 sites, mas assim que loga (se conseguir, esse site dá erro toda hora) em seu perfil você cria uma conexão entre elas.

kobo-glo-compartilhar-facebook-leitura

Eu adoro compartilhar meu começo de leitura e histórico nas redes sociais. O kobo glo, a princípio,vem com a opção de compartilhamento no facebook… mas até agora não funcionou muito bem quando eu começo a ler algo. Ele faz isso para trechos que você destaca também, mas quando você olha o facebook, fica cortado o trecho e poderia ter um link para o livro e uma foto da capa, mas fica de uma forma bem sem graça. Decepção =/. Sei que não podemos pensar em um leitor como um smarthphone, mas se ele diz que faz isso deveria fazer né? E também ‘sofri’ um pouquinho para pegar o jeito de selecionar o trecho para eu deixar em destaque, mas agora já entendi. Basta pressionar o dedo em uma palavra e quando ele habilitar você segue para selecionar o resto da frase que deseja, e no canto inferior, a esquerda vai ter a opção de colocar em destaque ou criar uma nova ;). Então já fico feliz que isso esteja funcionando bem, pois adoro separar as passagens interessantes e poder consultar no futuro e tal.

Pude ler que o grande problema do kobo são os ‘travamentos‘ e eu fui vitima logo nos primeiros dias. Fiquei desesperada, procurei na internet e descobri que isso é infelizmente comum. Mas é só ir com algo fino e pontudo no botão ‘reset’ dele e pronto ele irá reiniciar e voltar ao normal.

E o kobo vai para seu teste mortal

Um dos motivos de eu nunca ter desejado esses leitores de ebook era por acreditar que seria a mesma experiência que tive com o tablet ou meu celular atual. Resisti um bom tempo e apenas quando abri minha mente e testei os aparelhos com calma e fui amadurecendo a ideia. Muitos ainda alimentam o preconceito que isso substituirá os livros físicos, mas para mim aumentou ainda mais. Não consigo não ter meus livros físicos e não tenho mais pela falta de espaço =/. E quem realmente gosta de livros nunca deixará de tê-los ou comprá-los, os e-readers vieram somar, tornar nossa vida agitada e lotada mais prática.

 

Ainda assim, o kobo precisava passar pelo grande teste. Aquele que o tablet e o galaxy note não conseguiram. Permitir que eu levasse minha leitura da melhor forma possível dentro de um vagão lotado do metrô Rio. E ele passou com louvor na medida do possível. O Kobo é muito leve, apesar de já sentir isso antes, acreditei que lá no metrô poderia sentir diferente…. e não foi. Ele encaixa-se perfeitamente em apenas uma de minhas mãos, posso me segurar com a outra e seguir assim a próxima hora, mesmo que empurrem e tornem tudo o inferno do meu lado. Consegui passar as páginas normalmente… apenas com um ou outro problema que não me estressasse. Esse foi meu ponto máximo e percebi que fiz uma ótima aquisição. Ele é melhor para ler que meu celular menor e tão prático quanto. Claro que se fica alguém com uma cabeça grande na minha frente, é impossível deixar o kobo na altura e posição confortável para ler, mas ai eu aguardo até que seja possível mudar de posição e tal.

Na hora de dormir

E fiz o teste para dormir…. sentada ou deitada no escuro, a luz frontal integrada é super bem vinda. Só uma pena que as páginas não mudem sozinhas (caso esteja muito frio ihihihhi).. mas se do nada você cair no sono, o kobo entra em modo de descanso e poupa sua bateria. Muito prático.

E sobre a bateria, eu achei que ela renderia mais. Mas posso dizer que em comparação ao celular é um grande avanço. Não gasto mais a do celular e ainda dura bem mais ~ muito mais. Mas acredito que é tudo uma questão de uso… o quanto você lê, usa wi-fi, a luz etc. Eu comprei o kobo em 8/9, e em 19/9 ele estava com 50%… utilizando em até 3 horas por dia… acho que não posso desejar mais que isso né? Mas quando falam na propaganda que a bateria dura até 8 semanas, eu fiquei mesmo esperando aquilo.

Para proteger o Kobo Glo

capa-couro-kobo-glo

A oferta de capas está longe de ser ideal. Muito decepcionada que nem na loja física ou no site a livraria cultura não disponibiliza umas capas mais interessantes…. pesquisando ebay e amazon fiquei babando por umas. Mas ia demorar muito para chegar e ainda não era tão barata assim. Aproveitei o  vale-presente que ganhei ao comprar o kobo na Bienal do Livro e peguei a versão em couro, cor carmim que estava disponível na cultura lá do centro. A cor é bonita, cabe perfeitamente em minha bolsa e protege meu aparelho. Então para mim está bom.

A loja Fail: kobo books

O que está me deixando enlouquecida é a loja de ebooks. Tanto quando tento utilizar através kobo, no meu celular ou no pc ela não é muito prática. No computador nunca mais consegui fazer o login usando o chrome, e mesmo quando está logada estou ainda com dificuldades na busca. Pelo kobo é bem complicado pesquisar pelo título do livro, sempre é melhor ir pelo autor, pois ai ele faz uma busca de fato inteligente. Depois de tanto tempo usando amazon, senti muita dificuldade nessa migração. A oferta de livros gratuitos ou a busca por eles é muito precária. Sei que existe muito menos burburinho em torno da cultura e kobo, mas acho que já estava na hora deles darem um jeito né? Afinal estão com um aparelho ótimo nas mãos, mas precisam melhorar a oferta e tentar mais seus usuários com seus ebooks…. abusando mais nas newsletter e também redes sociais. A Amazon está fazendo isso direto com divulgação de desconto no facebook e também nos emails com aquelas promos de livros. O problema é que amazon te deixa presa a ela. Se eu comprar lá, não conseguirei usar em outro lugar.

Viciada em kobo

Consegui 3 leituras de sucesso até agora com meu kobo e de uma maneira geral estou surpresa por ele ser melhor do que eu esperava. Se ainda está com alguma dúvida, realmente precisa deixar ela de lado. De fato quem planejou esses leitores fez muito bem e é incrível ter meu kobo para ajudar a passar minhas horas e sem estragar meus ombros e coluna junto carregando o peso de um livro ou até mesmo correndo risco de estragá-lo… várias vezes ele ficou meio sujinho ou amassado nessas minhas ‘viagens’ e pior era quando o livro acabava no meio do caminho e eu não tinha outro para substituir né? Com o leitor isso não vai acontecer :). Posso colocar até 1gb de livros nele e ainda usar um cartão se assim desejar mais livros.

Mesmo devendo em alguns pontos, ele cumpre muito bem seu objetivo. Proporciona uma ótima experiência de leitura e recomendo a todos. Espero que façam alguma atualização em seu site e no sistema para facilitar a busca, compra e também a disposição dos livros que colocamos em nossa biblioteca… mas também não podemos abusar do sistema e deixar ele sobrecarregado para a bateria ir para o espaço e/ou acontecer mais travamentos né? Se tiver alguma dica interessante sobre kobo e aquisição de ebooks pode me passar que vou adorar saber e também lugares para conseguir capas de proteção \o.

Click Here to Leave a Comment Below

TOP