Livro Daemon – Daniel Suarez

Livro: Daemon
Autor: Daniel Suarez
Editora: Planeta
Páginas: 431

Sinopse: Matthew Sobol era um gênio da indústria de games, um bilionário criador de uma dezena de jogos online que viraram febre. Sua morte prematura deixou milhares de jogadores deprimidos em todo o mundo. Mas os fãs de Sobol não foram os únicos que notaram a morte dele: assim que o obituário dele é lido na internet, um daemon que estava dormente é ativado, iniciando uma corrente de eventos em um mundo hipereficiente e interconectado planejado por Sobol antes de sua morte. Com os segredos do gênio enterrados junto com ele e com novas fases do plano sendo reveladas, implantadas e protegidas por seu Daemon, surgirá uma resistência disposta a decifrar os intrincados planos e livrar o mundo da ameaça do inimigo sem rosto. Se a resistência falhar, todos terão de aprender a viver em uma sociedade na qual o ser humano não está mais no controle.


O livro Daemon é basicamente o que a sinopse descreve. Um amigo recomendou sua leitura faz um tempo, mas eu não estava em um momento para ler. E o que mais chama atenção é no quanto esse livro é pouco comentado por aqui.

Livro Daemon - Daniel SuarezSobre o Livro Daemon

Quando iniciei a leitura do livro de Daniel Suarez, não senti o caminho que eu esperava encontrar. Alguns realmente o descrevem como um romance policial e uma boa parte dele não deixa de ser verdade. Não sou adepta a livros policiais e quando o foco esteve em um possível assassinato + crime, eu quase desanimei com tudo.

Daemon é grande e é preciso só um pouco de paciência para você enfim mergulhar nesse universo. E não demora muito.

A Tecnologia e o Mundo Daemon

Não existe descanso. Mesmo que não conte a história pelo ponto de vista do protagonista, os acontecimentos ali narrados quase simultâneos representam bem o que a tecnologia é. Livros que li recentemente, falam bastante desse avanço tecnológico vivido por todos nós e  como isso afeta nosso dia a dia e também em uma escala global.

A maneira como é mostrado cada acontecimento, cada comportamento e personagens amarra a trama muito bem. Mesmo que eu tenha até ficado um pouco perdida quando intercalava entre personagens, a curiosidade e a tensão para saber o que Daemon estava planejando superava tudo.

Descreve muito bem como trabalha o governo, hackers, policiais ou criminosos. E somos surpreendidos com a descrição bem detalhada para as cenas da vida real e virtual, objetos e tecnologia. Impossível não sentir como se estivesse vivendo ali também ou com vontade de experimentar. Os curiosos e amantes desse universo de games e computadores ficarão fascinados.

O que o livro Daemon faz refletir

O livro Daemon leva você a refletir sobre seus limites, liberdade e deixa em dúvida se afinal já não estamos mesmo em guerra.

Pessoas livres acumulam muitas habilidades destrutivas.

Ou se o mundo já não está perdido. Basta observar como as pessoas ou a maioria delas agem nos momentos de crise. Principalmente aquelas com poder e dinheiro. Eu tenho  o costume de escolher um lado. Sempre tem alguém que gosto de torcer, no livro Daemon a linha do bem e o mal é tênue. Não é algo definido. Talvez não seja mesmo.

Você quer destruir o Daemon, mas não tem nada a oferecer para colocar no lugar dele. Como espera lidar com o futuro se não consegue nem lidar com o presente?

Assim você passa todo momento visualizando o poder de Daemon e das pessoas também e a corrida pelo poder e de destruição de todos os lados. Não dá para ter ideia do que vai acontecer ou se existirá um ganhador no final.

Considerações finais sobre o livro

No finalzinho te dá a sensação de preciso de mais. Você sente dominado por toda a informação que leu. E fica aquela dúvida de como que não tinha ouvido falar do livro antes? Uau! Isso que é livro e isso que é originalidade. Como que Daemon não é sucesso? Por que não falam mais dele? Por que a Editora Planeta não lançou uma continuação?

Como que ainda não saiu o filme? Por que reciclam tanta histórias ou se focam em remakes com uma preciosidade dessa em mãos? Por que você ainda não leu o livro Daemon?

[contextly_sidebar id=”rDofHYxHzoiR98jsLabhSFI7R7VXDbtq”]

Click Here to Leave a Comment Below

TOP